search
clear
menu
clear

BLOG


Publicação: 16/12/2020

Granito, Mármore e Silestone. Qual a diferença?

Sempre que vamos reformar ou construir nossa casa, vem a seguinte dúvida: qual material devo utilizar? Esta pergunta aparece muitas vezes em nossos pensamentos e varia conforme cada cômodo.

As pedras apresentam amplo e necessário uso, com vasta aplicação em moveis, tanto em residências quanto áreas comerciais. Atualmente, as principais pedras utilizadas no mercado são: o granito, mármore e silestone; sendo que cada um possui características e propriedades próprias, cada um com seu devido uso, surgindo então a pergunta...qual delas devo utilizar?

Para escolher qual pedra é apropriada para o seu móvel e ambiente, é necessário conhecer um pouco das características de cada, a fim de fazer a escolha certa, possibilitando assim que a pedra cumpra plenamente a sua função.

GRANITO

O granito é uma pedra composta por mica, feldspato e quartzo (de grão fino, médio ou grosseiro). Devido à sua composição, é uma pedra considerada resistente, durável e que suporta elevações de temperatura (sem alterar suas propriedades físicas, como a cor). É uma pedra encontrada na natureza, portanto sua aparência não é 100% homogênea, o que pode resultar em variações de tons.

Seu uso pode ser externo e interno. No uso interno, suas principais aplicações são em escadas, pisos e mobiliários. Em relação aos móveis, sua utilização é ótima em áreas molhadas, pois sua estrutura apresenta baixo índice de porosidade, absorvendo pouco líquido. É utilizado principalmente em bancadas de cozinha, devido as suas propriedades e custo acessível.

Porém, deve-se ter o cuidado, principalmente em cozinhas devido ao pleno contanto com substâncias presentes nos alimentos, é aconselhável utilizar granitos escuros, pois os claros podem manchar, necessitando de impermeabilização constante. Como forma da manutenção, é necessário utilizar um pano úmido, água e detergente neutro (nunca utilizar produtos abrasivos) diariamente.

MÁRMORE

O mármore também é uma pedra natural, porém é composto por calcário, conferindo assim a propriedade de porosidade e maciez, resultando assim em uma pedra menos resistente e com índice médio de absorção de líquidos.

Diferentemente do granito, pode trincar com alterações de temperatura, devendo assim evitar seu uso principalmente em cozinhas (devido ao uso de fogões, cooktops, fornos).É uma pedra com um visual suave, veios menos marcados, e grande apelo estético, sendo amplamente utilizado em banheiros.

Como forma da manutenção, é necessário utilizar um pano úmido, água e detergente neutro (nunca utilizar produtos abrasivos) diariamente.

OBSERVAÇÕES: o granito e mármore, sendo rochas naturais, não são resistentes principalmente à produtos como: café, vinho, sumo de limão, laranja, azeite, vinagre, maquiagem, etc... . A impermeabilização das pedras regularmente evita possíveis manchas.

QUARTZO

Diferentemente do mármore e granito, é uma pedra que não é encontrada na natureza, e sim industrializada, conferindo assim a este material uma maior homogeneidade em suas propriedades físicas e estéticas.

É composto por feldspato e quartzo, biotita e anfibólios, sendo minerais escolhidos para conferir à pedra um alto índice de resistência, até mesmo a agentes químicos, dificultando assim a ocorrência de manchas, riscos e desgastes.

Por tratar-se de uma pedra industrializada com propriedades diferenciadas, seu valor é relativamente maior às pedras naturais, porém vale a pena o investimento!

Limpeza diária: Esponja e produtos saponáceos. 

Fonte: Adélio Marmoraria